Código: | CSCC20009 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | INDCUL | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências da Comunicação e da Linguagem | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves |
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Corpo docente: |
Marta Sofia da Luz Marcos Pinho Alves |
Português
No final da unidade curricular os estudantes devem ser capazes de:
identificar a génese do conceito, as suas aplicações contemporâneas e outros conceitos correlatos;
reconhecer os conceitos chave e os modelos teóricos que se lhe associam, assim como os seus contextos
de criação e aplicação;
compreender a complexidade da sua definição face aos múltiplos posicionamentos que convoca;
compreender as dinâmicas económicas, políticas e culturais associadas às indústrias culturais;
reconhecer os impactos da era digital no campo da produção cultural industrial;
adoptar uma postura informada e crítica perante os debates acerca do tema.
1. Da “Indústria da Cultura” às “Indústrias Culturais”: breve história do conceito.
2. As políticas culturais e o desenvolvimento das indústrias culturais
O crescimento das indústrias culturais
As políticas culturais
A geografia da produção cultural
3. Organização e gestão das indústrias culturais
produção, circulação, recepção, promoção dos produtos das indústrias culturais.
4. Convergência, produção e consumo.
Tecnologia e organização
Audiências e consumos culturais
Produção e consumo na era da “cultura participativa”
As aulas serão divididas em duas secções contíguas, uma primeira de cariz expositivo em que serão
apresentados os conceitos propostos nos conteúdos programáticos e uma segunda que propõe, a partir da
leitura de textos ou análise de casos práticos relacionados com os conceitos antes apresentados, o debate
coletivo sobre essas questões.
A avaliação será efectuada a partir de dois produtos: um trabalho de grupo que consistirá na elaboração de um
ensaio sobre o processo de construção e difusão de um objecto produzido no contexto da indústria cultural
(70% da nota final) e um teste de avaliação individual (30% da nota final)
Bibliografia:
AAVV(s/d [várias]) A Indústria da Cultura, Lisboa: Meridiano.
ADORNO, Theodor (2003 [várias]) Sobre a Indústria da Cultura, Coimbra: Angelus Novus.
ANHEIER, Helmut K.; ISAR, Yudhishthir Raj (2008) The Cultural Economy. Londres: Sage.
BRETON, Philippe; PROULX, Serge (1997) A Explosão da Comunicação, Lisboa: Bizâncio.
FLEW, Terry (2012) The Creative Industries: Culture and Policy. Londres: Sage.
HARTLEY, John (2005) Creative Industries. Oxford: Blackwell.
HESMONDHALGH, David (2007) The Cultural Industries. Londres: Sage.
INGLIS, Fred (2004) Culture. Cambridge: Polity.
LEWIS, Justin; MILLER Toby (Eds) (2003) Critical Cultural Policy Studies: A reader. Oxford: Blackwell.
LASH, Scott; LURY, Celia (2007) Global Culture Industry. Cambridge: Polity.
SANDEL, Michael (2012) What Money Can't Buy: The Moral Limits ofMarkets. Londres: Allen Lane.
SANTOS, Rogério (2007) Indústrias Culturais: Imagens, valores e consumos, Lisboa: Edições 70.
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